terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Preconceito e Liberdade de expressão.


Simples declarações e muita polêmica.Assim pode ser definida a entrevista concedida pelo músico John Mayer á Playboy americana.

Em entrevista à Playboy americana, o músico John Mayer deu uma declaração que não imaginava, fosse gerar tanta confusão.Numa conversa que beirava a informalidade e onde se falou de tudo, menos de música, Mayer declarou não se relacionar com mulheres negras e, a partir de então, vem sendo crucificado pela mídia e por algumas pessoas.

É inquestionável: falar de supremacia branca se referindo a seu orgão sexual não foi a melhor forma de expressão.Fato.Mais uma vez John peca pelo excesso, por sua "boca maldita" e por uma mente sem filtros,características já conhecidas de sua personalidade e comportamento.

Após tal declaração, Mayer vem sendo tachado de racista, sectário,preconceituoso, uma verdadeira crucificação.

JM se expressou mal, foi mal interpretado e está sendo punido por suas declarações.Choveu de mulheres negras ofendidas com a declaração do cantor, pessoas incapazes de entender que tudo que ele quis dizer, com seu jeito meio sem-noção de ser, era que não sentia atração por pessoas da raça negra.Isso é crime?É à isso que chamam preconceito?Eu chamo de preferência...É como preferir sprite à fanta, spaguette à baião de dois, água à vinho...

Sexualmente falando, as pessoas sentem atração uma pelas outras e isto é acentuado pelo tipo físico, fundamental na escolha do parceiro, ainda que implicitamente.Não sou eu quem atesta, é a ciência... logo, todos tem direito a ter suas preferências sexuais.Há quem prefira loiros à ruivos,ruivos à índios, índios à negros, negros à brancos...Coisa normal, até aí, nada de preconceito!

Acho rídiculo o fato de John ter externado sua "não-preferência sexual" por negras tenha sido visto como algo tão ofensivo, afinal, se ele dissesse não se interessar por brancas o alarde não teria sido o mesmo.

Estou indignada com essa falta de liberdade de expressão.Não vale dizer que a declaração tem peso duplo por Mayer ser uma pessoa pública, nada justifica a "caça às bruxas" que está sendo feita contra ele.Oprah Winfrey (quem??) o baniu de seu programa e no Brasil, mais de duas mil pessoas deixaram a comunidade do cantor no orkut?A troco de quê?

Entendi a declaração de John.

Deixemos de hipocrisia e olhemos para os próprios umbigos.

Odeio vitimização racial e esse é um nítido caso dela.

Compreendo que os negros realmente sofrem uma situação tensa nos EUA ainda hoje por conta dessa questão racial, mas discordo da ideia de precoceito e racismo atribuída a essa declaração.

John se desculpou publicamente e admitiu ter usado as palavras erradas...Quando essa história será superada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário