quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mentiras sinceras ME INTERESSAM,sim!!!

Dizem os poetas do cotidiano: Pegar ônibus é uma aventura,uma espécie de campo minado:você nunca sabe onde está pisando e,mais importante,no que vai resultar o seu "pisão"!
Meu pé já serviu de tapete pra muita gente;minhas narinas já sentiram odores que nem todas as palavras do mundo podem descrever;meus braços já foram tão esticados que quase fui convidada a substituir o homem-elástico no Quarteto Fantástico.Tudo em prol da pontualidade,assiduidade e manutenção do emprego.
Em Maceió, é assim: pra quem não tem carro e quer chegar cedo no trabalho, o jeito é se amontoar no primeiro coletivo que passar, estando ele "topado" ou não. É igual ao velho ditado: "Busão é como coração de mãe,sempre cabe mais um,dois..."
Não é de hoje que sou passageira nos coletivos de Maceió. Desde muito novinha ando de ônibus e sempre achei o máximo, pelas histórias que se ouve, as coisas que se vê e até as pessoas que se conhece, o que andando de carro é praticamente impossível.Andar de ônibus virou sinônimo de coletivizar histórias,sentimentos,opiniões,revoltas,suor,espaço e risadas,muitas risadas.
Mas nem tudo são flores e quem anda de ônibus diariamente sabe muito bem.Vivemos à mercê de assaltos,passageiros incovenientes,homens aproveitadores,perfumes indesejados,músicas de péssima qualidade,falta de espaço para todos e, além de tudo isso,falta de educação.
Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um passageiro desprovido de bons modos,para não dizer MAL EDUCADO?Aquele que passa devastador no corredor cheio, levando sua bolsa e que mais vê pela frente sem, sequer, pedir licença?E aquele que pisa no seu pé e lá faz morada:Ai de ti se reclamar...
Comum também é cair não intensionalmente sobre alguém,pisar no pé por engano, bater sem querer na cabeça do outro...o que não é comum é pedir desculpas,ah, desculpa é espécie em extinção nos coletivos. E quando se pede,em geral, é recebida com muita má vontade. Vai entender...
Acho que de tanto não se pedir desculpas as pessoas se desacostumaram à ela, recebendo-a por vezes com ironia ou até agressividade.Eu mesma, numa freada brusca, pisei involutariamente no pé de uma mulher.Imediatamente pedi desculpas e ela simplesmente me olhou com a cara feia e me empurrou.A vontade da "gentil senhora" era me lançar escada abaixo,tenho certeza!Aí me arrependi de ter me desculpado,devia ter pisado no pé dela e não ter falado nada,aí sim, queria ver o que ela teria feito.Quer dizer, melhor não...talvez sem as desculpas ela me jogasse escada abaixo,segundo sua íntima vontade.
Vai entender o ser humano, a quem nem mentiras sinceras ou verdades mentirosas estão interessando mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário