terça-feira, 24 de maio de 2011

Quando o "trair" é justificado

Fim de semana e lá fui eu ao cinema.Em cartaz: "O Noivo da Minha Melhor Amiga".Mesmo sem ler a sinopse do filme, tinha uma noção mínima do tema central: Uma amiga que se apaixona pelo noivo da outra,claro.O filme é legal, tem cenas engraçadas(em geral protagonizadas pelos coadjuvantes),mas me fez sair da sala pensando sobre o que é a traição vista sob a ótica do cinema e da televisão.
Nas novelas, a traição é tema recorrente, muitas vezes mostrada como a fuga de um casamento morno e sem graça. Vou usar aqui o exemplo de uma personagem da novela "Araguaia", interpretada pela atriz Julia Lemmertz e casada com o personagem de Lima Duarte, um homem seco carrasco.A personagem de Julia não consegue encontrar satisfação em seu casamento e acaba buscando refúgio nos braços do jovem ex-noivo de sua filha,apresentado como redentor da "pobre e infeliz" esposa.
A traição foi o jeito mais fácil encontrado pela personagem para por fim a seus "dias de insatisfação",mas eu pergunto: terminar o casamento, apesar de todas a implicações, não seria o mais correto?Então por quê as novelas insistem em implantar a ideia de que trair é muito mais bonito e fácil?
Em "O Noivo da Minha Melhor Amiga" a traição não aparece como saída, apenas acontece,pondo em risco não só um futuro casamento, mas também uma antiga amizade.
O que me irritou no filme não foi a traição de Rachel à "grande amiga" Darcy,mas sim a tentativa do roteiro em justificar a traição e provar que a fútil e desmiolada Darcy, por seu comportamento e atitudes inconsequentes, reveladas apenas muito depois da traição entre sua amiga e seu noivo ter acontecido,merecia ser traída.
Antes de ser noivo de Darcy (a traíDa),Dex(o motivo da traição)era colega de faculdade de Rachel(a traíRa), por quem a moça se apaixonou mas nunca teve coragem de se declarar e acabou perdendo o rapaz para a melhor amiga.Logo antes do casamento o sentimento ressurge nos dois e aí você já deve saber o que acontece: os dois dormem juntos,não param de pensar um no outro e todas aquelas coisas que pessoas apaixonadas fazem começam a acontecer,tudo pelas costas de Darcy, a amiga traída.
Qual a medida para retratar a traição nos cinemas e na tv?Será mesmo que traição é justificada com traição?E,mais ainda,será que a verdade não é o melhor caminho?Traição é a saída?
Sei que traição é imperdoável, venha de quem vier,em que circunstância for...Traição é traição e ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário